sexta-feira, 22 de julho de 2016

3.3 Fazenda Seriema (2)
Arquitetura é um assunto muito envolvente. Arquitetura abrange todas as atividades humanas, pois organiza o espaço construído para melhor servir ao desempenho de cada atividade com harmonia e eficiência. Em conseqüência disso os arquitetos atuam em toda parte inclusive no campo. Um exemplo são os 4 arquitetos proprietários atuantes nas 8 fazendas que hoje compõe a antiga Fazenda Suissa. Max Matter é um deles que projetou com maestria e carinho a sede da sua fazenda.

A Alma do Negócio
Segue a planta baixa de uma das primeiras e a mais importante construção erguida na Fazenda Seriema. Ela compreende o almoxarifado, pequena garagem, oficina para trator e quartinho de arreios. Posteriormente foram feitas ampliações em ambos os lados para atender à todas as necessidades tanto operacionais como administrativas da fazenda.



Mesmo obedecendo à simetria a ampliação conferiu uma aparência muito peculiar ao conjunto conforme se observa na foto.




O Grande Galpão  e o Galpãozinho
Essa foto do final do ano de 1988 mostra a montagem do grande galpão de maquinário. O projeto é de Erwin Mathys, mas a execução tanto do galpão como do curral, foi realizada pela equipe do carpinteiro Rosa de Guararapes.




São aproximadamente 440 metros quadrados de área coberta aberta com 2 pequenos quartinhos fechados. Ele abriga tratores, carretas, implementos, adubo e um estoque de madeira

 Apesar do generoso espaço de depósito do grande galpão sempre há outros materiais que se acumulam na fazenda. Para guardar pneus, sacarias etc. foi construído um galpãozinho de 15,30m por 5,80m. É uma estrutura simples sem tesouras com esteios roliços de 2,30 nas laterais e 3,15m no meio à cada 3 metros.



O Curral
O curral mede um pouco mais que 43m de diâmetro. Seu diferencial é uma manga de retorno que facilita a apartação dos animais depois da balança. Esse detalhe mostra um dos aspectos mais importantes na seleção do gado da Fazenda Seriema onde sempre foi observado o ganho de peso de todos os animais à partir do nascimento.


As Casas
Todas as construções da Fazenda Seriema têm cobertura de fibrocimento sobre estrutura de madeira. As casas e o escritório/oficina são de alvenaria aparente, pisos de cimento queimado e esquadrias de madeira.

A casa do administrador é maior e tem como característica interessante a cozinha/copa separada do corpo principal da casa por uma varanda para churrasco. As chaminés do fogão à lenha e da churrasqueira são geminadas. Dona Cidinha e Sr. Luizinho que pilotam esse fogão e a churrasqueira respectivamente trabalham já há aproximadamente 25 anos para a famílias Matter e Baumgartner.


 As demais casas são menores e mais simples por não serem forradas. Elas tem 3 quartos, sala de estar, copa/cozinha integradas, banheiro externo, pequena área de serviços e garagem.

 A colônia tem um aspecto moderno e ordenado contrastando com o frondoso bosque que a rodeia. Todas as casas são arejadas e têm como característica uma passagem entre o banheiro e o corpo principal da casa.

As construções da sede da Fazenda Seriema nem sempre seguem as Normas Brasileiras, mas o conjunto todo é um exemplo da boa arquitetura rural contemporânea.



A Pensão
A pensão é uma velha casa de madeira que foi desmontada em uma das colônias antigas e reconstruída na Fazenda Seriema. Foram acrescentados 2 banheiros e uma cozinha em alvenaria. Ela forma um conjunto muito charmoso e até um pouco saudosista no final da colônia moderna, próximo ao campo de futebol, rodeado por um denso bosque reflorestado.

Um comentário:

  1. Historias muito interessantes do tempo do desbravamento de Guaimbê, devemos conhecer nossa historia pois é de suma importância para projeção do nosso futuro

    ResponderExcluir