1.Fazenda Suissa 1925 a 1955 (5)
1.4
Manutenção, Administração e Abastecimento (1)
Manutenção: Serraria e Oficina
O
primeiro e principal material de construção da Fazenda Suissa foi a madeira
retirada após a derrubada da mata. Portanto as duas serrarias foram peças
fundamentais na implantação da infraestrutura. Uma foi montada na sede junto às
instalações de café e a outra próxima à estrada de Lins, junto com o galpão da
máquina de algodão no vale do Ribeirão Guaimbê.
As
toras retiradas da derrubada eram serradas em vigas, vigotas, caibros,
pranchões ou tábuas conforme a necessidade. Ainda hoje todo o madeiramento das
coberturas na Fazenda Suissa foi beneficiado nessas serrarias, principalmente a
da sede, porque a Serraria Velha foi desativada depois de 1924 quando a máquina
de algodão pegou fogo queimando uma safra inteira.
Para
o desdobro das toras se utilizava uma serra Pica-Pau. As toras eram colocadas
em uma plataforma sobre trilhos com sistema de polias ligadas ao motor da
caldeira a vapor que acionava uma folha de serra horizontal. Além da Pica-Pau
havia outro maquinário como a serra circular, a tupia e na bancada se utilizava
todo tipo de ferramenta manual desde a enxó, o formão, o arco-de-pua, e muitos
outros esquecidos nas marcenarias modernas. Mas o apito da caldeira e o barulho
do incansável vai-e-vem da serra Pica-Pau eram o som do progresso naqueles dias.
Toras
com diâmetro maior de um metro não passavam sob a estrutura da serra por isso
não eram utilizadas. Assim, depois da derrubada da mata, as mais majestosas
árvores eram enterradas em valas profundas e cobertas com terra para não
atrapalhar o plantio e o cultivo das lavouras.
A serra Pica-Pau ficava em uma ponta do galpão e na outra ficava a oficina.
A oficina era outra peça chave para o funcionamento da
fazenda. O primeiro mecânico foi o Sr. Schmidt que está sentado sobre a esteira
do trator na foto abaixo. Atrás dele vemos seu irmão Willy Schmidt o
guarda-livros. Sentado no capô está o gerente geral Ernst Loosli e na frente em
pé Max Morel, um dos administradores.
“ Essa foto mostra como por si só, um avanço tecnológico
pode ser enganoso. Até então havia nas estradas da fazenda somente tração
animal de cavalos, mulas e bois. As carroças e os carros de bois tinham grandes
rodas de bitola estreita, eram puxadas por 6 juntas de animais que aos pares
sob o peso das cangas venciam qualquer terreno. Logo havia 200 mulas e dezenas
de carroças à cuidar mas já que não faltava terra para pastagens o problema maior
era conseguir carroceiros habilidosos. A colheita aumentava juntamente com a
área de plantio. Muitos quilômetros de estrada arenosa, o calor e a sede obrigavam
a troca frequente dos animais e jornadas de trabalho reduzidas. Com o acúmulo
dessas dificuldades algo tinha que ser feito a respeito dos transportes. A
solução do problema parecia ser a mecanização mas como os caminhões Ford e
Chevrolet, os únicos disponíveis com qualidade e preço razoável, transportavam pouca
carga e sempre patinavam nos areões só restava arriscar a importação da última
novidade: o trator de esteira Hanomag que os irmãos Bromberg tinham acabado de
receber de sua sede em Hamburgo. Esse trator era sensacional, forte como um
tanque de guerra, motor a gasolina com 100 cv, barulhento, acionado por
alavancas, manivelas e pedais, com uma cabine atrás do comprido capô de latão
polido. Ele puxava uma carreta sobre esteiras com o dobro do comprimento dos
carros de boi e capacidade de carga três a quatro vezes maior, adequado ao solo
fofo, enfim o veículo ideal! A sensação, o monstro Hanomag e sua gigantesca carreta,
durou pouco como costuma acontecer com sensações, pois ficou evidente que um avanço
tecnológico no lugar errado pode ser enganoso. Esse primeiro trator de esteira
dos anos 1920 chegou cedo demais. O motor superaquecia e as esteiras quebravam
em pouco tempo vitimadas pela abrasão da areia. A boa ideia não estava
amadurecida porém o feito pioneiro apesar de grandioso foi logo esquecido”
Boa tarde.
ResponderExcluirPosso usar a foto do trator em meu blog? www.tratoresantigos.blogspot.com