sexta-feira, 19 de agosto de 2016

À partir de 2004 o governo federal deu início aos incentivos para o setor álcool-açucareiro. O Grupo Equipav, com uma grande usina instalada em Promissão, começou à expandir sua área agrícola na região de Lins e Guaimbê. Seguida pela Fazenda Sabiá, a Fazenda Suissa firmou parceria com a Equipav para o plantio e manejo de novos canaviais. Verena Matter da Fazenda Seriema, apesar de relutante, também cedeu uma área de pastagem para a cana em virtude de sua maior lucratividade.

3.4 Fazenda Nossa Senhora de Aparecida (2015)
Alguns anos depois Verena adoeceu e veio a falecer.Em 2015 os herdeiros resolveram vender os canaviais e parte das pastagens da Fazenda Seriema. O comprador, Sr. Anísio Fornereto, cuja atividade principal é a produção de esquadrias metálicas em José Bonifácio, encontrou na pecuária, especialmente na engorda de bovinos, uma diversificação para seus negócios. O genro Adriano toma conta da nova propriedade, a Fazenda Nossa Senhora de Aparecida.

3.5 Fazenda Sabiá (1985-2015)
Secador:. Em 1980 Arthur Baumgartner encerrou seu estudo de agronomia com um trabalho de graduação sobre o café. Para tanto ele cultivava com esmero, bem protegidos do frio alpino, alguns pés junto à grande bay-window de seu apartamento em Zurique.

À partir de 1984 quando se mudou com a família para a Fazenda Sabiá ele se dedicou com afinco aos cafezais cujo manejo desafiava seus conhecimentos profissionais. Até então os grãos eram secados e beneficiados no antigo terreiro da Fazenda Suissa. O transporte, além de complicado, encarecia o produto por isso foi construído um pequeno terreiro com secador à lenha conforme o desenho abaixo.



Casa Sede: Marianne, a esposa de Arthur é decoradora formada. Ela descobriu sua vocação quando criança ao freqüentar o atelier do avô, designer e artista plástico suíço.
Conforme relatado anteriormente a casa do administrador da Fazenda Sabiá foi construída às pressas sem capricho nem graça. Essa situação obviamente não agradou à Marianne. Então eles iniciaram em 1990 uma reforma em diversas etapas concluídas somente em 2004. A casa sem graça foi transformada num charmoso bangalô tropical, espaçoso, muito aconchegante e bem integrada num jardim de bromélias




A primeira intervenção de Marianne e Arthur foi transformar a varanda de entrada em atelier de costura, tapeçaria e bricolagens diversas, enfim, um ambiente carregado de lembranças do avô de Marianne, desde os móveis de sua autoria até os desenhos que se vê acima da janela. Ao mesmo tempo o casal construiu um novo hall de entrada a oeste e a varanda para churrasco ao longo da fachada sul. 



Em 2004 dois amigos australianos muito práticos passaram as férias na Fazenda Sabiá. Na metade da temporada eles perguntaram aos anfitriões como poderiam retribuir a hospitalidade. Em resposta o casal pediu para que os australianos parrudos colocassem umas grossas toras de eucalipto no alinhamento da parede da cozinha para que esta pudesse ser removida e a cozinha ampliada. O resultado é um maravilhoso espaço culinário com ilha central de preparo e bancada do fogão como a ponte do capitão na proa de um navio.